14 de jan. de 2012

Nota curricular formadores

Artur Malícia Correia: Psicopedagogo, Vice-Presidente da Direcção da APMT - Associação Portuguesa de Musicoterapia, tem desenvolvido trabalho de intervenção musicoterapêutica em pessoas com doença mental crónica e/ou em situação de reabilitação psicossocial, problemas de adição, perturbações globais do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem. Desenvolve projectos de intervenção comunitária na área da promoção da saúde, desenvolvimento de competências pessoais e sociais em crianças, jovens, pais e grupos com especificas necessidades psicossociais.

Helena Sousa: Assistente Social, Membro da Direcção APMT - Associação Portuguesa de Musicoterapia, tem desenvolvido experiência de trabalho em áreas como: terceira idade, psiquiatria, acção social, saúde mental e toxicodependência em Instituições Privadas e Públicas. Na Musicoterapia trabalha há cerca de 9 anos com pessoas idosas em projectos de desenvolvimento pessoal e relacional, desenvolvimento de competências sociais e também projectos para idosos que apresentam patologias como: demências várias, Parkinson, acidentes vasculares cerebrais, estados depressivos em geral, incapacidades várias, etc. Tem desenvolvido o seu trabalho ao nível individual e em grupo, tanto no domicílio como em várias Instituições do Concelho de Cascais.

João Paulo Ribeiro: Psicólogo Clínico. Membro da SPPPG - Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo. Desenvolve trabalho enquanto Director e Ego Auxiliar de grupos terapêuticos de Psicodrama no Instituto Superior Miguel Torga (Grupo de Intervenção e Investigação em Psicodrama Psicanalítico do Núcleo João dos Santos), no Bairro Padre Cruz e na Clínica "Esfinge". Psicoterapeuta nas Clínicas "Repetição e Diferença" e "Surgimed", psicoterapeuta em consultório privado.

João Carlos Laureano: Licenciado em Psicologia Clínica e do Aconselhamento pela ULHT (2004), Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP); Formado em Terapias Expressivas - Musicoterapia, pela FMH; Membro da Direcção APMT - Associação Portuguesa de Musicoterapia, Trabalha no Ensino Especial (Colégio Eduardo Claparède) enquanto Musicoterapeuta desde 2004. Trabalha no Instituto de Terapias Expressivas enquanto Psicólogo Clínico e Musicoterapeuta desde 2004.
Colaborou num projecto de intervenção em musicoterapia com a APPDA, em salas de Ensino Estruturado, com crianças e jovens do espectro do Autismo, no ano lectivo 2010-2011.
Dinamiza regularmente acções de sensibilização, workshops e conferências dirigidas à saúde mental e desenvolvimento infantil e juvenil.

Teresa Leite: Doutorada em Psicologia Clínica, Mestre em Musicoterapia. Psicoterapeuta, musicoterapeuta – Consultório: Centro em Si, Lda.
Professora Associada na Universidade Lusíada de Lisboa (Psicologia Clínica, Psicologia das Artes, Musicoterapia); Coordenadora do Mestrado em Musicoterapia.
Supervisora de Acolhimento para a Infância e Juventude – ISS, plano DOM
Presidente da APMT; representante de Portugal na EMTC

Nenhum comentário: