14 de jan. de 2012

Programa - Ciclo de Seminários 2012

Introdução à Musicoterapia – 25/02
Formador
: Artur Malícia Correia
Resumo: Este seminário teórico-prático, tem como objectivo proporcionar uma experiência vivencial da musicoterapia em grupo, proporcionando um contacto com a identidade sonoro musical de cada pessoa (e do grupo), bem como dar a conhecer as suas aplicações terapêuticas. O programa deste seminário pretende introduzir os participantes nos conceitos e aplicações da musicoterapia, suas técnicas, abordagens terapêuticas, actividades musicais, entre outros. Recomenda-se a frequência deste seminário introdutório para a posterior frequência de outros seminários.
Musicoterapia no tratamento da depressão e ansiedade – 24/03
Formadora:
Teresa Leite
Resumo: A musicoterapia, na sua vertente psicoterapêutica, tem vindo a ser cada vez mais aplicada no tratamento da patologia dos afectos e da ansiedade. Este trabalho é geralmente feito em sessões individuais e centra-se sobretudo na exploração pessoal acompanhada e num processo de "musicar a dois" que dá forma aos desafios emocionais e relacionais do paciente. Neste workshop iremos falar um pouco de depressão e da ansiedade, para depois proporcionarmos aos participantes uma jornada experiencial de exploração dos seus pontos de significação pessoal e de encontro terapêutico, exercitando técnicas de redução de stress e auto-reflexão através da música.

Intervenção Musicoterapêutica no Autismo - Abertura de canais de comunicação – 28/04
Formador: João Carlos Laureano
Resumo: A intervenção clínica em sujeitos com perturbação do espetro do autismo é difícil na medida em que o acesso ao verbal está gravemente comprometido e o valor metafórico da palavra, quase não existe.
Estão sempre presentes, neste tipo de perturbação, dificuldades ao nível da relação, da comunicação e do pensamento simbólico, o que dificulta uma intervenção psicoterapêutica tradicionalmente verbal.
A Musicoterapia aparece-nos como uma disciplina de grande potencial relacional e da comunicação, permitindo a acessibilidade ao sujeito com autismo, desenvolvendo a sua espontaneidade e relacionabilidade em contexto terapêutico e promovendo a intencionalidade comunicacional no prazer da relação.
Neste seminário será abordado o Autismo à luz da clínica e da saúde mental infantil, enquanto motor do desenvolvimento e como a Musicoterapia é importante e eficaz nestes contextos.
Musicoterapia em Ambiente Hospitalar – 26/05
Formadora: Teresa Leite
Resumo: Um dos settings onde a Musicoterapia se tem vindo a tornar mais útil e ao menos tempo mais difícil de implementar é o meio hospitalar. Neste tipo de setting, o musicoterapeuta poderá realizar um tipo de trabalho que complementa e facilita os procedimentos, mas também poderá recorrer à Música para proporcionar apoio emocional e permitir a mobilização de recursos internos ao paciente com patologias mais graves. Este é um seminário introdutório sobre a intervenção da Musicoterapia em setting hospitalar, que incluirá a apresentação de casos clínicos e a identificação de aspectos da hospitalização que poderão sofrer significativas alterações para melhor com a intervenção da Musicoterapia

Musicoterapia e Envelhecimento Activo - 23/06
Formadora: Helena Sousa
Resumo: O termo "envelhecimento activo" é uma das metas da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objectivo de proporcionar à população idosa um envelhecimento com maior dignidade, oportunidades, assistência à saúde e segurança, tornando assim essa etapa da vida, uma boa experiência de cuidados e de bem-estar.
Sendo a Musicoterapia uma terapia auto expressiva com forte incidência nas funções cognitivas, contribui directamente para o envelhecimento activo, já que proporciona aos idosos o contacto com o seu poder criativo, com as suas potencialidades, memórias e histórias de vida, fortalecendo assim a identidade de cada indivíduo. Contribui também para conservar a estabilidade emocional/ factos dolorosos da vida (perda de familiares e amigos), evita o aparecimento de quadros depressivos e retarda a evolução de processos demenciais.

Musicoterapia e Psicodrama: Complementaridade em processos terapêuticos individuais e em grupo- 07/07
Formadores: Artur Malícia Correia e João Paulo Ribeiro
Resumo: Propomos a utilização de um novo espaço terapêutico, a relação psicodrama - musicoterapia, no qual integramos técnicas do psicodrama e da musicoterapia.
Pensamos que a complementaridade entre estas técnicas permite potencializar os benefícios terapêuticos de cada uma destas terapias, facilitando a expressão afectiva e o desenvolvimento de papéis atrofiados ou pouco desenvolvidos.
As técnicas do psicodrama e as experiências musicais em musicoterapia serão usadas em inter-complementaridade. A direcção do workshop será alternada entre os dois terapeutas que o realizam, consoante a técnica utilizada pertença ao psicodrama ou à musicoterapia, e haverão momentos de co-direcção, quando as técnicas destas duas psicoterapias forem utilizadas em simultâneo.

Nenhum comentário: